Mudar é
difícil mas é possível - Paulo Freire
O
resgate da comunidade escolar é algo essencial na sobrevivência de qualquer
instituição de ensino. A escola precisa estar aberta à comunidade escolar, aos
alunos e sua família, e esses precisam sentir-se como parte integrante do
processo educacional, pois sem eles não seria possível a sobrevivência dessa
instituição.
A
abertura da escola para eventos à comunidade escolar é de extrema importância
para o resgate do senso de propriedade tão ausente nos dias de hoje. As pessoas
não se sentem integrantes do processo educacional, restando apenas à escola
essa árdua responsabilidade.
Dentro
desse projeto todos terão a oportunidade de socializar seus sonhos, suas
aptidões e talentos, seus conhecimentos de mundo, suas perspectivas de vida,
sua cultura, bem como, é nesse contexto que a escola conseguirá despertar na
comunidade, na família e no educando a importância de todo e qualquer
conhecimento.
Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. - Paulo Freire
COMUNIDADE PRESENTE |
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE |
COMUNIDADE REUNIDA |
COMUNIDADE NA ESCOLA |
COMUNIDADE ESCOLAR |
FAMÍLIAS |
JUSTIFICATIVA:
a realização de um projeto misto torna o processo ensino e aprendizagem mais
significativo e prazeroso e conseqüentemente auxilia na formação de cidadãos
mais críticos e mais participativos na sociedade em que estão inseridos.
Esse
projeto é um convite à conhecermos melhor a realidade escolar e seus arredores
e despertar os talentos adormecidos dentro e fora da instituição escolar. É a
oportunidade de quebrar paradigmas, e demonstrar que dentro do sistema
educacional todos estamos aprendendo e que a distância entre professores e
alunos deve ser completamente abolida, respeitando-se as diferenças de cada um.
Essa
proposta visa fazermos uma viagem para dentro de cada "eu" e
celebramos a virada de um novo tempo.
OBJETIVO
GERAL: Esse projeto tem como princípio despertar a iniciativa, a
responsabilidade, a consciência crítica do educando, capacitando-o para se
adaptar, operar e transformar o mundo em que vive.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: Despertar talentos adormecidos, resgatar a comunidade
familiar, alavancar o conceito que a educação transpassa as paredes da escola,
divulgar os trabalhos elaborados em sala de aula, promover acesso à alguns
aspectos culturais de forma mais globalizada.
PÚBLICO
ALVO: Ensino médio Regular (período da manhã), EJA (período noturno),
alunos inclusos matriculados na escola, CEL, comunidade escolar.
COMPETE
À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA: Definir o regulamento do evento, coordenar o
desenvolvimento dos trabalhos, juntamente com os educadores orientadores.
Providenciar espaços físicos e recursos materiais, observar e acompanhar os
trabalhos desenvolvidos e fazer a distribuição e mapeamento das áreas
disponíveis para as exposições e demais eventos.
COMPETE
AOS EDUCADORES ORIENTADORES: Acompanhar a orientação dos trabalhos, acompanhar
a disponibilização de estrutura necessária à exposição dos trabalhos,
acompanhar e analisar a organização e participação dos grupos de trabalho.
ATIVIDADES:
apresentação de peça teatral, apresentação de grupos musicais, exposição de
trabalhos elaborados em sala de aula.
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Todas as disciplinas (Arte, Biologia, Educação Física, Física,
Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Filosofia,
Sociologia e Química).
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS/
CRONOGRAMA: O projeto proposto será guiado pela metodologia participativa,
cujas ações permitem a atuação efetiva dos alunos, valorizando seus
conhecimentos e experiências, envolvendo-os nas discussões, criação e adaptação
da peça teatral, da apresentação musical, da apresentação de jogral e/ou
recital, na identificação e busca de soluções para as insuficiências e
necessidades suscitadas ao longo do semestre. Criar ações e mobilizar as
pessoas e a comunidade para adquirir empatia pelo próximo. Fomentar na
comunidade o compromisso com a comunidade escolar, por meio de maior
participação no espaço escolar, sempre aberto à essa comunidade.
RECURSOS
A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO): HUMANOS: alunos,
professores, direção, assistentes, funcionários da escola, grêmio estudantil e
sala de leitura. FÍSICO: salas de aula, laboratório de informática e de
ciências, área externa da escola, sala de leitura, refeitório. MATERIAIS:
material de uso comum (lápis, grafite, borracha, caneta, régua, apontador),
tesoura, grampeador, lápis de cor, tintas, papéis, fita adesiva, equipamentos
eletrônicos e tecnológicos.
REGISTRO
DO PROFESSOR: O processo será registrado por meio de fotografias, filmagens
e gravações.
AVALIAÇÃO
E RESULTADOS ESPERADOS: O projeto será avaliado por meio da participação e
envolvimento dos alunos, professores, comunidade escolar e ex-alunos, pela
construção dos conhecimentos pelos alunos ao longo das atividades. Esse projeto
visa resgatar a participação da comunidade escolar, dando oportunidade para a
criação de vínculo entre a escola, alunos e comunidade escolar (família, pais,
responsáveis).
APRESENTAÇÕES
PROPOSTAS
1) Resgate
histórico: Exposição fotográfica e levantamento de dados: painel
a) Biografia do
Professor Murillo do Amaral.
b) Levantamento
histórico da escola desde a criação até os dias de hoje.
c) Levantamento de
todos os Diretores da escola.
d) Exposição
fotográfica.
e) Entrevista com
ex alunos da escola e profissionais.
f) Atualidade.
Alunos do 3TA:
Gláucia Ednéia Moisés Daiane
2) Peça
Teatral: A Família Addams
A peça teatral Família Addams é inspirada
nas criações do lendário Charles Addams, que viveu de 1912 até 1988. Em 1933,
quando ele tinha apenas 21 anos, seu trabalho foi publicado na The New Yorker
e, no decorrer das 6 décadas seguintes, ele se tornou um dos mais queridos
colaboradores dessa revista.
Bizarro, macabro e estranho são todas
palavras que têm sido usadas para descrever os quadrinhos de Charles Addams. No
entanto, adjetivos como charmoso, encantador e terno também se encaixam
perfeitamente para descrever o mesmo trabalho.
Charles Addams é mais conhecido por seus
personagens que vieram a ser chamados de A Família Addams, um grupo que
envolveu diversos shows de TV, filmes e musicais. Gomez, Morticia, tio Fester,
Wandinha, Feioso, Vovó e Tropeço existiram em várias formas e aspectos nos
quadrinhos de Addams desde 1930, mas não foram definitivamente batizados por
ele até o início dos anos 60, quando a série de TV foi criada.
SINOPSE:
A peça teatral A família Addams apresenta uma estória original que é o pesadelo
de todos os pais. Wandinha Addams, a última princesa das trevas, cresceu e se
apaixonou por um ser doce e esperto, jovem de uma família respeitável e
tradicional. E como se isso não fosse preocupante o bastante, ela confidencia
ao seu pai e implora para que ele não conte a sua mãe. Agora, Gomes Addams
precisa fazer algo que nunca fez antes: guardar um segredo de sua amada esposa,
Mortícia. Tudo vai mudar para toda a família na fatídica noite em que eles
oferecem um jantar para o namorado "normal" de Wandinha e seus pais.
a) Sonoplastia
alunos do 3TA
b) Decoração e Cenário
Alessandro - 3TA
|
Guilherme - 3TA
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Aline Silva - 3TA
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José Daniel - 3TA
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Amanda - 3TA
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Julio - 3TB
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Anderson - 3TB
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Lindalva - 3TA
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Daniele - 3TA
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Luis Augusto - 3TA
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Fátima - 3TA
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Roger - 3TA
|
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Wander - 3TA
|
c) Maquiagem
Julio - 3TB Anderson - 3TB Ana
Claudia - 2TA
d) Iluminação - alunos 3TA
e) Figurino Ana - 3TA
f) Elenco
Mariane - 1A Wandinha
Kelvin - 2TB Gomes
Tropeço
Erika - 3TA Mortícia
Suelen - 2TB Alice
Rodrigo Martins
- 1A Lucas
Diogo (carioca)
- 3TA Pai Lucas
Ana Paula - 2A Vovó
Lucas Dias - 3B Feioso
Carlos - 3TA Fester
Roberta - 3TA Morto
Aline - 3TA Morto
Paloma - 2TA Morto
Sidney - 2TA Morto
Ana Carolina -
1A Morto
Aline - 2TA Carteira
3) Dança do
Ventre
Ana Maria - 3TA texto e música
Enedmara - 3TA dança
4)
Apresentação Musical
a) Grupo 1
(Emília) - Mateus - 3A Lilian - 3A
b) Grupo 2
(Goreti) - Brenda - 3A
5)
Apresentação Sala de leitura (prof. Lúcia)
a) Peça: Romeu
e Julieta
6) Quadrilha
Convidados
especiais (Edison - 3TB)
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