sexta-feira, 28 de junho de 2013

PROJETO: RESGATE DA COMUNIDADE ESCOLAR

Mudar é difícil mas é possível - Paulo Freire

            O resgate da comunidade escolar é algo essencial na sobrevivência de qualquer instituição de ensino. A escola precisa estar aberta à comunidade escolar, aos alunos e sua família, e esses precisam sentir-se como parte integrante do processo educacional, pois sem eles não seria possível a sobrevivência dessa instituição.
            A abertura da escola para eventos à comunidade escolar é de extrema importância para o resgate do senso de propriedade tão ausente nos dias de hoje. As pessoas não se sentem integrantes do processo educacional, restando apenas à escola essa árdua responsabilidade.
            Dentro desse projeto todos terão a oportunidade de socializar seus sonhos, suas aptidões e talentos, seus conhecimentos de mundo, suas perspectivas de vida, sua cultura, bem como, é nesse contexto que a escola conseguirá despertar na comunidade, na família e no educando a importância de todo e qualquer conhecimento.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. - Paulo Freire

   

     

           

 

 

  
 

 

 

  

COMUNIDADE PRESENTE
PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

COMUNIDADE REUNIDA

COMUNIDADE NA ESCOLA
COMUNIDADE ESCOLAR
FAMÍLIAS
        
JUSTIFICATIVA: a realização de um projeto misto torna o processo ensino e aprendizagem mais significativo e prazeroso e conseqüentemente auxilia na formação de cidadãos mais críticos e mais participativos na sociedade em que estão inseridos.
            Esse projeto é um convite à conhecermos melhor a realidade escolar e seus arredores e despertar os talentos adormecidos dentro e fora da instituição escolar. É a oportunidade de quebrar paradigmas, e demonstrar que dentro do sistema educacional todos estamos aprendendo e que a distância entre professores e alunos deve ser completamente abolida, respeitando-se as diferenças de cada um.
            Essa proposta visa fazermos uma viagem para dentro de cada "eu" e celebramos a virada de um novo tempo.
OBJETIVO GERAL: Esse projeto tem como princípio despertar a iniciativa, a responsabilidade, a consciência crítica do educando, capacitando-o para se adaptar, operar e transformar o mundo em que vive.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Despertar talentos adormecidos, resgatar a comunidade familiar, alavancar o conceito que a educação transpassa as paredes da escola, divulgar os trabalhos elaborados em sala de aula, promover acesso à alguns aspectos culturais de forma mais globalizada.
PÚBLICO ALVO: Ensino médio Regular (período da manhã), EJA (período noturno), alunos inclusos matriculados na escola, CEL, comunidade escolar.
COMPETE À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA: Definir o regulamento do evento, coordenar o desenvolvimento dos trabalhos, juntamente com os educadores orientadores. Providenciar espaços físicos e recursos materiais, observar e acompanhar os trabalhos desenvolvidos e fazer a distribuição e mapeamento das áreas disponíveis para as exposições e demais eventos.
COMPETE AOS EDUCADORES ORIENTADORES: Acompanhar a orientação dos trabalhos, acompanhar a disponibilização de estrutura necessária à exposição dos trabalhos, acompanhar e analisar a organização e participação dos grupos de trabalho.
ATIVIDADES: apresentação de peça teatral, apresentação de grupos musicais, exposição de trabalhos elaborados em sala de aula.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Todas as disciplinas (Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Filosofia, Sociologia e Química).
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS/ CRONOGRAMA: O projeto proposto será guiado pela metodologia participativa, cujas ações permitem a atuação efetiva dos alunos, valorizando seus conhecimentos e experiências, envolvendo-os nas discussões, criação e adaptação da peça teatral, da apresentação musical, da apresentação de jogral e/ou recital, na identificação e busca de soluções para as insuficiências e necessidades suscitadas ao longo do semestre. Criar ações e mobilizar as pessoas e a comunidade para adquirir empatia pelo próximo. Fomentar na comunidade o compromisso com a comunidade escolar, por meio de maior participação no espaço escolar, sempre aberto à essa comunidade.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS (TECNOLÓGICOS OU NÃO): HUMANOS: alunos, professores, direção, assistentes, funcionários da escola, grêmio estudantil e sala de leitura. FÍSICO: salas de aula, laboratório de informática e de ciências, área externa da escola, sala de leitura, refeitório. MATERIAIS: material de uso comum (lápis, grafite, borracha, caneta, régua, apontador), tesoura, grampeador, lápis de cor, tintas, papéis, fita adesiva, equipamentos eletrônicos e tecnológicos.
REGISTRO DO PROFESSOR: O processo será registrado por meio de fotografias, filmagens e gravações.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS: O projeto será avaliado por meio da participação e envolvimento dos alunos, professores, comunidade escolar e ex-alunos, pela construção dos conhecimentos pelos alunos ao longo das atividades. Esse projeto visa resgatar a participação da comunidade escolar, dando oportunidade para a criação de vínculo entre a escola, alunos e comunidade escolar (família, pais, responsáveis).
APRESENTAÇÕES PROPOSTAS
1) Resgate histórico: Exposição fotográfica e levantamento de dados: painel
a) Biografia do Professor Murillo do Amaral.
b) Levantamento histórico da escola desde a criação até os dias de hoje.
c) Levantamento de todos os Diretores da escola.
d) Exposição fotográfica.
e) Entrevista com ex alunos da escola e profissionais.
f) Atualidade.
Alunos do 3TA:
Gláucia          Ednéia    Moisés             Daiane
2) Peça Teatral: A Família Addams
A peça teatral Família Addams é inspirada nas criações do lendário Charles Addams, que viveu de 1912 até 1988. Em 1933, quando ele tinha apenas 21 anos, seu trabalho foi publicado na The New Yorker e, no decorrer das 6 décadas seguintes, ele se tornou um dos mais queridos colaboradores dessa revista.
Bizarro, macabro e estranho são todas palavras que têm sido usadas para descrever os quadrinhos de Charles Addams. No entanto, adjetivos como charmoso, encantador e terno também se encaixam perfeitamente para descrever o mesmo trabalho.
Charles Addams é mais conhecido por seus personagens que vieram a ser chamados de A Família Addams, um grupo que envolveu diversos shows de TV, filmes e musicais. Gomez, Morticia, tio Fester, Wandinha, Feioso, Vovó e Tropeço existiram em várias formas e aspectos nos quadrinhos de Addams desde 1930, mas não foram definitivamente batizados por ele até o início dos anos 60, quando a série de TV foi criada.
SINOPSE: A peça teatral A família Addams apresenta uma estória original que é o pesadelo de todos os pais. Wandinha Addams, a última princesa das trevas, cresceu e se apaixonou por um ser doce e esperto, jovem de uma família respeitável e tradicional. E como se isso não fosse preocupante o bastante, ela confidencia ao seu pai e implora para que ele não conte a sua mãe. Agora, Gomes Addams precisa fazer algo que nunca fez antes: guardar um segredo de sua amada esposa, Mortícia. Tudo vai mudar para toda a família na fatídica noite em que eles oferecem um jantar para o namorado "normal" de Wandinha e seus pais.
a) Sonoplastia
alunos do 3TA
b) Decoração e Cenário
Alessandro - 3TA
Guilherme - 3TA
Aline Silva - 3TA
José Daniel - 3TA
Amanda - 3TA
Julio - 3TB
Anderson - 3TB
Lindalva - 3TA
Daniele - 3TA
Luis Augusto - 3TA
Fátima - 3TA
Roger - 3TA

Wander - 3TA
c) Maquiagem
Julio - 3TB                      Anderson - 3TB                   Ana Claudia - 2TA
d) Iluminação - alunos 3TA                          
e) Figurino Ana - 3TA
f) Elenco

Mariane - 1A                                       Wandinha
Kelvin - 2TB                                        Gomes
                                                            Tropeço
Erika - 3TA                                          Mortícia
Suelen - 2TB                                        Alice
Rodrigo Martins - 1A                           Lucas
Diogo (carioca) - 3TA                          Pai Lucas
Ana Paula - 2A                                    Vovó
Lucas Dias - 3B                                   Feioso
Carlos - 3TA                                        Fester
Roberta - 3TA                                     Morto
Aline - 3TA                                          Morto
Paloma - 2TA                                      Morto
Sidney - 2TA                                       Morto
Ana Carolina - 1A                                Morto
Aline - 2TA                                          Carteira

3) Dança do Ventre
Ana Maria - 3TA                                 texto e música
Enedmara - 3TA                                  dança
4) Apresentação Musical
a) Grupo 1 (Emília) - Mateus - 3A        Lilian - 3A
b) Grupo 2 (Goreti) - Brenda - 3A
5) Apresentação Sala de leitura (prof. Lúcia)
a) Peça: Romeu e Julieta
6) Quadrilha
Convidados especiais (Edison - 3TB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário