terça-feira, 6 de maio de 2014

ATPC - 05 de maio de 2014

OBJETIVO: Informar os professores as datas para o mês de Maio, Junho e Julho; Orientar para o trabalho em sala de aula; estabelecer metas para o desenvolvimento das atividades; Renovar os princípios estabelecidos no Planejamento/2014 para continuidade dos trabalhos.

INFORMAÇÃO: Pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. SisMédio (Sistema Integrado de Monitoramento do MEC – Formação Continuada) – Resolução/CD/FNDE nº 51, de 11/12/2013.


Lições de um espelho
Era uma vez…
Uma rainha que vivia em um grande castelo. Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas. Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico. Um dia querendo, avaliar sua beleza, também ela perguntou ao espelho: - Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?
O espelho olhou bem para ela e respondeu: - Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.
Atônica, a rainha não sabe o que dizer. Só lhe ocorreu perguntar: - Como assim?
- Veja bem, respondeu o espelho – Em primeiro lugar, preciso saber por que Vossa Majestade fez essa pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta. Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo? Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento de sua própria beleza, sem nenhum crédito externo? É uma avaliação considerando a norma ou critérios predeterminados? De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos resultados. E continuou o espelho:
- Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me defina com que base devo fazer essa avaliação. Devo considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto?
Quem devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais, poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo entre anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se perguntar aos conselheiros, acho que minha rainha terá primeiro lugar. Depois, ainda tem o seguinte – continuou o espelho: - Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação?
Finalmente, concluiu o espelho: - Será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar…
(BATISTA, S.H.S.S. e cols. (2001). “O processo de capacitação do SARESP:
pressupostos, experiências e aprendizagens”. São Paulo.)

A história de uma flor
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido.
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu.
Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias.
Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro, colocou adubo. Um mês depois, lá onde tinha só pedras e uma flor, havia um jardim! Assim se cultiva uma amizade.                                                                                                                             “Amizade é uma das mais fortes necessidades da alma”.

CALENDÁRIO


MAIO




1
2
20
01/5: Dia do Trabalho / 02: Recesso 02 a 11/5: Avaliação Bimestral / 11: Reunião Conselho/APM / 12 a 26: Férias Docentes (15 dias) / 27 a 30: Recesso Escolar (05 dias)
1 a 11/6: Recesso Escolar (11 dias) / 14 a 24/7 – Recuperação Bimestral / 24- Encerramento das aulas do 1º semestre/ Conselho de Classe / 25 e 28: Replanejamento / 29 – Início do 3º Bimestre/2014
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
19
20
21
22
23
26
27
28
29
30
JUNHO
2
3
4
5
6
08
9
10
11
12
13
JULHO
14
15
16
17
18
09
21
22
23
24
25
28
29
30
31














“O talento ganha jogos. Mas o trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos”


Nenhum comentário:

Postar um comentário