quarta-feira, 19 de março de 2014

ATPC 24 e 27/2/2014

O que, sobretudo, me move a ser [ético é saber que, sendo a educação por sua própria natureza, diretiva e política, eu devo, sem jamais negar meu sonho ou minha utopia aos educando, respeitá-los.

Defender com seriedade, rigorosamente, mas também apaixonadamente, uma tese, uma posição, uma preferência, estimulando e respeitando, ao mesmo tempo, ao discurso contrário, é a melhor forma de ensinar, de um lado, o direito dos termos o dever de “brigar” por nossas idéias, por nossos sonhos e não apenas de aprender a sintaxe do verbo haver, do outro, o respeito mútuo. (FREIRE, 2002:78).


“A PONTE DO SUCESSO”
“Nossos alunos, cada qual tem seu talento, mas, ao invés de procurarmos puni-los pelos seus atos errôneos e inadequados, adotarmos a postura do resgate através do diálogo, e quando necessário, particularmente, daremos a estes, a oportunidade de estabelecer a ponte do sucesso.” (PMEC Wanderley)

OBJETIVO: Reforçar e restabelecer normas para o bom andamento das aulas no dia a dia escolar. Valorizar o trabalho realizado em sala de aula por cada professor e sua participação no dia a dia escolar. Dinamizar o grupo para que possamos estar cada vez mais unidos em função do trabalho pedagógico e de ensinoaprendizagem.

ETAPAS
- Contando história – PMEC Wanderley.
- Dinâmica de grupo – PMEC Wanderley.
- Acordos para o dia a dia com nossos professores e alunos: disciplinares e organizacional.
- Professores conselheiros de classe e seus alunos representantes.
- Avaliação Diagnóstica – aplicada pelos professores ainda nesta semana (no Planejamento teremos um tempo dedicado a estas avaliações corrigidas.)
- Avaliação de Reclassificação.
- Diário de Classe e lista das classes (com os alunos em DP) – período da manhã.
- Documento atualizado – conferir e assinar.

DATAS IMPORTANTES
- Calendário e semanas de avaliações.
- Planejamento – Dias 05 - 06 e 07 de Março – Horário a ser definido pela DRE - Guaratinguetá/SP.

“Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que a qualquer momento ele pode voar.” (Rubem Alves)

OS DEZ MANDAMENTOS SECULARES
DOMINE... Sua fala. Diga sempre menos do pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
PENSE... Antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.
NUNCA... Deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
TENHA... Interesse nos outros – em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrarem sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
SEJA... Alegre. Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
CONSERVE... A mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.
DEIXE... Que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
TENHA... Cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e frequentemente magoam quando menos se espera.
NÃO... Faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as acredite.
N ÃO... Seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.

“A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda”

Nenhum comentário:

Postar um comentário