HISTÓRIA, MAGISTRA VITAE!
A proposta das
competências e habilidades é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do
currículo, apresentando ideias do “que se quer ensinar”, “como se quer ensinar”
e “para que se quer ensinar”. Aqui no blog, cada questão do Enem é analisada criteriosamente,
com a intenção de analisar a aplicação desta proposta.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O MEC estabele a divisão da área de Ciências Humanas em seis
competências, com cinco habilidades cada uma, totalizando trinta itens.
Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais
que constituem as identidades
H1 – Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes
documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 – Analisar a produção da memória pelas sociedades
humanas.
H3 – Associar as manifestações culturais do presente aos
seus processos históricos.
H4 – Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes
sobre determinado aspecto da cultura.
H5 – Identificar as manifestações ou representações da
diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 – Compreender as transformações dos
espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de
poder.
H6 – Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas
dos espaços geográficos.
H7 – Identificar os significados histórico-geográficos das
relações de poder entre as nações.
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere
à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem
econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das
organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos
sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da
realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel
histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos
diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no
tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na
organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que
contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em
textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza
histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais,
políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas
e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do
conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e
tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas
tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas
que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e
urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às
modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do
trabalho.
Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos
para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia,
favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na
construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que
se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na
estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das
sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de
inclusão social.
Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a
natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos
históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação
dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade
com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou)
geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos
sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção
do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações
humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da
vida no planeta nas diferentes escalas.
As competências mais trabalhadas:
Domínio da leitura
e da escrita, incluindo-se o ato de construir e contestar argumentações;
Capacidade de
analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
Capacidade de
compreender e atuar em seu entorno social;
Capacidade de
receber criticamente os meios de comunicação;
Capacidade de
localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
Capacidade de
planejar, trabalhar e decidir em grupo;
Domínio de
diferentes linguagens
Elaboração de
propostas para melhorar a qualidade de vida no bairro, município, estado, país
e mundo.
As
Habilidades enfocam atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer, mas
também ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser.
As habilidades que mais se destacam:
Habilidade de
transferir, de usar um conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;
Habilidade de
demonstrar, de explicar um fato ou fenômeno por meio de raciocínio lógico;
Habilidade de
debater, de discutir contestar;
Habilidade de
relacionar, de estabelecer relações entre diferentes fatos, episódios;
Habilidade de
pesquisar, de procurar dados e informações, investigar;
Habilidade de
interpretar, de explicar o sentido de, esclarecer;
Habilidade de
refletir, de retroceder no caminho do pensamento para avaliar sua validade e
concordância;
Habilidade de
conceituar, de expressar a essência de uma idéia;
Habilidade de
resumir/sintetizar, de selecionar os elementos fundamentais;
Habilidade de
desenhar, de transmitir informações por meio da linguagem visual;
Habilidade de
comparar, de examinar dois ou mais fatos, episódios apontando semelhanças e
diferenças entre eles;
Habilidade de
pensar sobre o presente em uma perspectiva histórica, para estimular o
desenvolvimento dessa habilidade, propondo atividade como discutindo o
presente, para levar os alunos a compreender e questionar a realidade atual em
uma perspectiva histórica.
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