terça-feira, 17 de setembro de 2013

ATPC – 16/9/2013
"Eu sou parte de uma equipe, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas."

OBJETIVOS e ESTRATÉGIAS:
Refletir e avaliar nosso trabalho diário – vídeo: Validação – fazendo a diferença.
Planejar o final do 3º bimestre, prevendo o andamento do 4º bimestre, mediante as necessidades de aprendizagem dos alunos, através de estudos das habilidades que deverão ser retomadas, introduzidas e sistematizadas.
Refletir e inteirar-se sobre os projetos da Escola e as expectativas para o 4º bimestre.
Refletir sobre a leitura em sala de aula.
Organizar plano de recuperação - Reorganizar as atividades a serem aplicadas nas séries e sua efetivação confirmada através de avaliações diversas. Reposição de aulas – professores passarem os trabalhos a serem realizados (em casa e escrito a mão).
Fazer a devolutiva das atividades e avaliações, explicando os erros dos alunos.
Utilizar o tablet educacional no dia a dia escolar.

Assistir e refletir sobre a Educação e o nosso trabalho na escola. (vídeo: Façamos a revolução da aprendizagem.)

O QUE É PROJETO: ENTENDENDO A IDÉIA DE PROJETO...
A palavra projeto tem sido muito utilizada em várias áreas de atuação profissional. Nas escolas, falar em projeto pedagógico já se tornou moda há algum tempo. Mas, afinal, o que é um projeto? Qual das afirmações a seguir você acha mais correta?
Projeto é intenção, pretensão, sonho: “Meu projeto é comprar uma casa”.
Projeto é doutrina, filosofia, diretriz: “Meu projeto de país é muito diferente”.
Projeto é idéia ou concepção de produto ou serviço: “Estes dois carros são projetos muito semelhantes”.
Projeto é esboço ou proposta: “Todos têm o direito de apresentar um projeto de lei ao Congresso”.
Projeto é desenho para orientar construção: “Já aprovei e pedi ao arquiteto que detalhasse o projeto”.
Projeto é empreendimento com investimento: “A Prefeitura vai construir novo projeto habitacional”.
Projeto é atividade organizada com o objetivo de resolver um problema: “Precisamos iniciar o projeto de desenvolvimento de um novo motor, menos poluente”.
Projeto é um tipo de organização temporária, criada para realizar uma atividade finita: “Aquele pessoal é a equipe do projeto do novo motor”.

OS PROJETOS TÊM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: Objetivo definido em função de um problema, cuja solução é o critério para definir seu grau de sucesso. Em geral, são realizados em função de uma necessidade específica, um problema. São finitos: têm começo e término programados. Solucionado o problema, o projeto termina. São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.

“Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!” (Clarice Pacheco)
LEITURA PARA REFLEXÃO
UM REPÓRTER PERGUNTOU À CORA CORALINA O QUE É VIVER BEM. ELA LHE DISSE:
Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo pra você, não pense.
Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo que estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco.
É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.
Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não dormir de dia.
Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.
Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica.
Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!
Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha, não. Você acha que eu sou?
Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.
Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos.
Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.
Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim, decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.
(Cora Coralina)
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” (Roberto Shinyashiki)


Nenhum comentário:

Postar um comentário