quarta-feira, 19 de março de 2014

Concepções de ensino-aprendizagem e prática pedagógica
Dentre as frases abaixo que permeiam o processo de ensino aprendizagem, identifique-as como (E) empirista ou (SI) sóciointeracionista.
a) Modelo de aprendizagem conhecido como de estímulo-resposta. b) O aluno precisa memorizar e fixar informações.
c) Palavras chave e famílias silábicas são usadas exaustivamente. d) O aluno é introduzido no mundo da escrita apresentando-lhe um texto composto por um agregado de frases em sua maioria desconectadas. e) Na produção escrita, cada enunciado deve ser tratado em parágrafos independentes, exigindo o mínimo de coerência e coesão textual para que o aluno pense uma coisa de cada vez e não se sobrecarregue. f) O aluno é alguém que vai juntando informações e num determinado momento, ao longo do processo ensino-aprendizagem, ele tem um “estalo” e começa a perceber o que a escrita representa. g) O processo de ensino é caracterizado por um investimento na copia, na escrita sob ditado, na memorização pura e simples, na utilização da memória de curto prazo para reconhecimento das famílias silábicas quando o professor toma a leitura. h) A língua (conteúdo) é vista como transcrição da fala, a aprendizagem se dá pelo acúmulo de informações e o ensino deve investir na memorização. Na verdade, qualquer prática pedagógica, qualquer que seja o conteúdo, em qualquer área, pode ser analisada a partir deste trio: conteúdo, aprendizagem e ensino. i) Quando alguém aprende a escrever, está aprendendo ao mesmo tempo muitos outros conteúdos do sistema de escrita alfabética, por exemplo, as características discursivas da língua, ou seja, a forma que ela assume em diferentes gêneros através dos quais se realiza socialmente. j) Cabe ao professor criar situações que permitam aos alunos vivenciar os usos sociais que se faz da escrita, as características dos diferentes gêneros textuais, a linguagem adequada a diferentes contextos significativos, além do sistema pelo qual a língua é grafada, o sistema alfabético.
k) Qualquer um pode aprender muito sobre a língua escrita mesmo sem poder ler e escrever autonomamente. Isso depende da oportunidade de ouvir a leitura de textos, participarem de situações sociais nas quais os textos reais são utilizados, pensar sobre os usos, as características e o funcionamento da língua escrita. l) Afirmar que o conhecimento prévio é base da aprendizagem não é defender pré-requisitos. A intervenção do professor é determinante nesse processo. Seja nas propostas de atividade, seja na forma como encoraja cada um de seus alunos a se lançar na ousadia de aprender, o professor atua o tempo inteiro. m) Cabe ao professor organizar a situação de aprendizagem de forma a oferecer a informação adequada. Sua função é observar a ação das crianças, acolher ou problematizar suas produções, intervindo sempre que achar que deve fazer a reflexão dos alunos sobre a escrita avançar.

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” (Ayrton Senna)

ATPC – 10/2/2014
Objetivo: Estudar e adquirir conhecimentos a respeito de novos documentos. Valorizar a limpeza do prédio escolar. Estimular a participação no desenvolvimento das atividades na Escola (Escolher os professores conselheiros).
- Trabalhando “Valores” – PMEC Wanderley
- Vídeo Gestão e Liderança (Mário Sérgio Cortella)
- Professores Conselheiros das classes – PC Marli
- Atividades de Pesquisa para aluna gestantes – 2ª série EM (Helen e Tamires)
- Projetos: Aluno destaque; Aluno leitor; outros.


E DEUS CRIOU O PROFESSOR
Conta a lenda que, quando Deus liberou o conhecimento  sobre como ensinar os homens, determinou que aquele “saber” ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios. Mas, neste pequeno grupo, onde todos se achavam “semi-deuses”, alguém traiu as determinações divinas...
Aí aconteceu  o pior!!!!!.... Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:

1º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. 2º - Não verás teu filho crescer. 3º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga. 4º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera. 5º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e china in box. 6º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos. 7º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho. 8º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás. 9º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único. 10º - As pessoas serão divididas em dois tipos: as que ensinam e as que não entendem. E verás graça nisso. 11º- A maquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito. 12º - Happy hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você. 13º - Terás sonhos, cronograma, planejamento, provas, fichas de alunos, provas substitutivas e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono. 14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra. 15º - E o pior de tudo.... Inexplicavelmente gostarás de tudo isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário