quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ATPC – 25/11/2013.
“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” (Albert Einstein)

ü      ESTAGIÁRIAS DE PSICOLOGIA – O que foi realizado no 2º semestre/2013?
ü      AVALIAÇÕES BIMESTRAIS – 25 a 29/11/2013.
ü      RECUPERAÇÃO BIMESTRAL – 02/12 a 16/12/2013.
ü      MÉDIAS BIMESTRAIS E 5º CONCEITO

A AVALIAÇÃO ATUAL É UMA FERRAMENTA À DISPOSIÇÃO DOS PROFESSORES PARA MEDIR A QUALIDADE DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Segundo Luckesi (2005), defendeu que em cada momento histórico da humanidade, a avaliação da aprendizagem escolar esteve instrumentalizada pelo mesmo entendimento teórico-prático da sociedade. Esse autor lembra que o modelo liberal conservador produziu três pedagogias diferentes - Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada ou Escolanovista e a Pedagogia Tecnicista - com o objetivo: conservar a sociedade em sua configuração. Cada tendência exprimia e valorizava uma forma de avaliação. O modelo liberal conservador para Luckesi tem sempre como pressuposto a autoridade e a avaliação como instrumento disciplinador: A avaliação deve estar a serviço da transformação do indivíduo, que está como representante de uma sociedade democrática e não autoritária como era no modelo conservador.
A avaliação deve ser entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados e atribuir-lhes valor.
A avaliação deve dar condições para que seja possível ao professor tomar decisões quanto ao aperfeiçoamento das situações de aprendizagem, proporcionar dados que permitam ao estabelecimento de ensino promover a reformulação do currículo com adequação dos conteúdos e métodos de ensino, possibilitar novas alternativas para o planejamento do estabelecimento de ensino e do sistema de ensino como um todo.
Estamos chegando ao final do ano letivo de 2013. Todos nós tivemos grandes realizações e conquistas nesse período.  Muitas vezes vontades que não pudemos realizar, e outras vezes, práticas que nem sempre trouxeram os resultados que havíamos idealizado, mas no final, certamente tivemos muitas vitórias. Como todos nós sabemos, a reflexão na ação é indispensável para que haja evolução e, nós, como educadores, temos que ter essa prática enraizada em nós, assim como a prática de trabalho em equipe e a participação constante nas avaliações e análise dos resultados.
Em 2013, ao longo dos ATPCs, a questão avaliação foi bastante explorada, principalmente no que se refere ao trabalho contínuo e sistemático com as habilidades que os alunos ainda não haviam conseguido desenvolver e com o gênero avaliação, ou seja, técnicas de leitura da prova que ajudam o entendimento das questões e dá foco a leitura necessária para responder as questões.
A partir desses estudos e reflexões, e diante das leituras, reflexões e práticas que desenvolvemos durante o ano, vamos escrever: UMA EXPERIÊNCIA DE AULA QUE ABORDOU AS QUESTÕES CITADAS E COMENTAR OS ASPECTOS POSITIVOS DA MESMA. (INDIVIDUAL)

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. (P. Freire)

Qual é, em sua opinião, o perfil ideal do professor do século XXI?
Nóvoa - Não gosto de fazer futurologia. Acho esse terreno repleto de armadilhas e banalidades. A paixão pelo futuro freqüentemente significa déficit do presente. Por isso, falo de apenas um aspecto: neste século, devido à complexidade do fenômeno educativo, à diversidade das crianças que estudam e aos dilemas morais e culturais que seremos chamados a enfrentar, teremos de repensar o horizonte ético da profissão. Acredito que os próximos anos serão marcados pela instabilidade e pela incerteza. A atitude ética não depende só de cada um de nós, mas da possibilidade de uma partilha efetiva com os colegas. Precisamos reconhecer, com humildade, que há muitos dilemas para os quais as respostas do passado já não servem e as do presente ainda não existem. Para mim, ser professor no século XXI é reinventar um sentido para a escola, tanto do ponto de vista ético quanto cultural.

EXPRESSE SUA OPINIÃO A RESPEITO DA RESPOSTA DO EDUCADOR ANTÓNIO NÓVOA... (RESPOSTA - ESCREVER!)

ESQUEÇO DO QUANTO ME ENSINARAM
Deito-me ao comprido na erva.
E esqueço do quanto me ensinaram.
O que me ensinaram nunca me deu mais calor nem mais frio,
O que me disseram que havia nunca me alterou a forma de uma coisa.
O que me aprenderam a ver nunca tocou nos meus olhos.
O que me apontaram nunca estava ali: estava ali só o que ali estava.

(Alberto Caeiro, in "Fragmentos"
Heterônimo de Fernando Pessoa)

O TEMPO
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(Mario Quintana)

"Que a vida ensine que tão ou mais difícil do que ter razão, é saber tê-la.
Que o abraço abrace.
Que o perdão perdoe.
Que tudo vire verbo e verbe.
Verde. Como a esperança.
Pois, do jeito que o mundo vai, dá vontade de apagar e começar tudo de novo..."
(Artur da Távola)


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