terça-feira, 1 de outubro de 2013

ATPC 30/9/2013
CONTAMOS COM A PRESENÇA DO 
SUPERVISOR DE ENSINO JÚLIO RAMALHO

Existem quatro coisas na vida que não se recuperam: - a pedra, depois de atirada; - a palavra depois de proferida; - a ocasião, depois de perdida e - o tempo, depois de passado." (Almodóvar)

Leitura compartilhada: A História do Bambu chinês
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante 5 anos, todo crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu.
Mas... Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída. Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5.º ano chegará..., e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava..."
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos...
Em nosso trabalho, especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização, devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!! "É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão e não se deixar quebrar."

ASSUNTOS GERAIS
REUNIÃO DE PAIS – Data: ___/10/2013
REMOÇÃO – Data de inscrição – prazo até 01/10/2013
As Vagas Iniciais retratam a situação existente na Unidade Escolar – data base 24/08/2013 – parte integrante deste Comunicado, também disponíveis para consulta no site da Imprensa Oficial: http://www.imprensaoficial.com.br, e da Educação: www. educacao.sp.gov.br , na seguinte ordem:
1.1. Diretoria de Ensino – Município – Código da Unidade Escolar – Nome da Unidade Escolar – n.º vagas.
1.2. Jornada de Trabalho Docente que a Unidade Escolar comporta.
MÉDIAS 3º BIMESTRE – SECRETARIA (prazo estipulado – Hoje: 30/9/2013)
DATAS IMPORTANTES - relembrando
ð       04 de Outubro de 2013 (6ª feira)– “Dia do SARESP na Escola” - Horário definido pela Diretoria de Ensino: Horário: Das 07h às 13h. (O docente deve comparecer na Escola sede de controle de frequência)

ATENÇÃO: NO DIÁRIO DE CLASSE LANÇAR: “Dia do SARESP na Escola”.

ð     19 de Outubro de 2013 (sábado) – “Um dia na escola do meu filho”.
ð     4º Bimestre – 01/10/2013 a 19/12/2013.
ð     Feriados (Dias NÃO LETIVOS do 4º bimestre): 15/10 (3ª feira) – Dia do Professor; 28/10 (2ª feira) Dia do Funcionário Público; 15/11 (6ª feira) Dia da Proclamação da República; 20/11 (4ª feira) Dia da Consciência Negra (feriado Municipal); 17/12 (3ª feira) Feriado Municipal – Aniversário de Emancipação Política. (Devem ser lançados no Diário de Classe)
ð     SARESP – 3ª série EM - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizará nos dias 26 e 27 de novembro de 2013, a décima sexta edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, com a participação de todas as escolas da rede pública estadual. DOCUMENTOS LEGAIS: Resolução do Saresp 2013; Decreto nº 54.253; Decreto nº 55.864; Decreto nº 59.215;
ð     Formatura – 20/12/2013.
21/12/2013 a 31/12/2013 – Recesso Escolar; 01/1/2014 a 15/1/2013 – Férias do Professor; 16/1/2013 a 31/1/2013 – Recesso Escolar (Muita atenção nesse período por causa da Copa do Mundo de Futebol!)

PARA REFLEXÃO
SERMÃO DA MONTANHA - VERSÃO PARA PROFESSORES
Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre ma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes:- “Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...”
Pedro o interrompeu:- Mestre, nós teremos que saber isso de cor?
André disse:- É pra copiar no caderno?
Filipe lamentou-se:- Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:- Vai cair na prova?
João levantou a mão:- Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:- Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou nervoso:- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. - E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de educador se enterneceu e Ele continuou:- “Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês”.
Tomé, sempre resmungão, reclamou:- Mas só no céu, Senhor?
- Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienação... Eu lhes digo, NÃO! Não se acomodem. Não fique esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois...
E Jesus concluiu: - Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...

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