segunda-feira, 13 de maio de 2013

ATPC - 13/05/2013

“EDUCAR NÃO É A ARTE DE INTRODUZIR IDEIAS NA CABEÇA DAS PESSOAS, 
MAS DE FAZER BROTAR IDEIAS” 
(Werner e Brower, 1984)

1º período 17h20 às 18h: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto político pedagógico como gerador de outros projetos
       O projeto é algo importantíssimo na vida do ser humano. O homem respira projetos, pois, primeiramente nasce na mente, transporta para o papel e após deixa de ser apenas projeto, realiza-se. Mas, sabemos que se faz necessário uma boa reflexão sobre a real finalidade de tal projeto principalmente no que refere a educação, projetar, requer tempo, dedicação e principalmente perseverança. Portanto,
VALE A PENA PROJETAR?
            VEIGA (2001) define o Projeto Político Pedagógico assim: 
Etimologicamente o termo projeto - projetare – significa prever, antecipar, projetar o futuro, lançar-se para frente. A partir desse entendimento, construímos um projeto quando temos uma demanda para tal, quando temos um problema.
           Falar de projeto é pensar na utopia não como algo impossível, mas como algo que pode ser realizado, a possibilidade real de existir. É a valorização da identidade da escola e um chamamento à responsabilidade dos agentes com as racionalidades interna e externa. Esta idéia implica a necessidade de uma relação contratual, isto é, o projeto deve ser aceito por todos os envolvidos, daí a importância de que seja elaborado participativa e democraticamente. (p.110)
           Responder sobre projeto político pedagógico como gerador de outros projetos é apenas projetar num universo maior o papel do educador e como ele pode interferir em seu contexto.
           Faço das minhas palavras as da Ana Célia Bahia, tecer o Projeto Político Pedagógico exige acima de tudo a busca da identidade de uma instituição, sua intencionalidade e seus compromissos, a busca de uma linguagem comum, vontade de mudar. Completo dizendo, ir à luta em busca da realização mesmo que seja passando por cima de todos os obstáculos, pois sabemos que tudo na vida tem seu preço, mas a preço que vale a pena pagar.  O Projeto Político-Pedagógico como gerador de outros projetos requer todas as atividades da escola, do pedagógico ao administrativo, e juntos com o mesmo objetivo tornam-se uma equipe forte construindo uma escola democrática capaz de valorizar e respeitar as variáveis idéias para que chegando ao senso comum alcança êxito.
        O Projeto Político Pedagógico é antes de tudo a expressão de autonomia da escola no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. Está voltado diretamente para o que a escola tem de mais importante “o educando” e para aquilo que os educandos e toda a comunidade esperam da escola – uma boa aprendizagem. Esta é a meta fundamental, pois, escola é lugar.
       A nova LDB, Lei nº  9.394/96, prevê no art. 12 , inciso 1, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns  e as de seu sistema de ensino terão a incumbência  de elaborar e executar a sua proposta pedagógica”. É papel do diretor gerir a equipe na condução do famoso PPP.
      Tem o educador o direito de elaborar projetos e apresenta-los. Tendo em vista que tal projeto relaciona-se a organização da sala de aula e a outras atividades pedagógicas e administrativas apresentando estratégias que venham gerar melhoria frisando principalmente a questão da qualidade de ensino.


2º período às 18h.: REUNIÃO DE PAIS - Rendimento alunos - 1º Bimestre/13


Um comentário:

  1. Que bom que vocês estão refletindo sobre o Projeto Político Pedagógico. Vamos construir uma nova escola cada vez melhor. Sup. Julio

    ResponderExcluir